UBRAPOD

UBRAPOD – União Brasileira de Pessoas com Deficiência

Através da UBRAPOD – União Brasileira de Pessoas com Deficiência, Iolando há mais de 20 anos luta pelos direitos da pessoa com deficiência. Centenas de famílias já foram beneficiadas com as atividades desenvolvidas através de seu trabalho.

A Associação fundada por Iolando é uma entidade que auxilia na obtenção de benefícios tais como: passe livre, cadeira de rodas, consultas médicas, cirurgias, encaminhamento para o mercado de trabalho, aposentadorias, apoio psicológico etc.

Entre as lutas, a que mais se destaca está relacionada à lei de aposentadoria que concede regime especial às pessoas com deficiência, que beneficia mais de 300 mil pessoas no DF. Através do contato com vários parlamentares no Congresso Nacional, Iolando conseguiu várias modificações no projeto. Graças à isso o novo regime prevê tempo de contribuição diferenciado, conforme a gravidade das limitações do trabalhador, divididas entre grave, moderada e leve.

 

O QUE VAMOS FAZER ?

I – RETOMAR PROGRAMAS SOCIAIS E DE APOIO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA E IDOSOS, PROPONDO AO GOVERNO A CRIAÇÃO DA

SECRETARIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E IDOSOS.

 

A proposta consiste em lutar e articular para a criação de uma secretaria que promova os direitos das pessoas com deficiência e idosos e garantir a continuidade da luta e defesa dos direitos da pessoa com deficiência em todas as áreas do governo.

Propor PL para garantia de entrada franca em eventos culturais à pessoa com deficiência.

Criar um plano habitacional para contemplar os idosos e aposentados.

 

II – CRIAÇÃO DOS CENTROS DE REFERÊNCIA DE INCLUSÃO PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

Criação dos centros de referência de inclusão para a pessoa com deficiência para oferecer atendimento especializado às pessoas com deficiência.

Através de uma ação intersetorial integrada entre as Secretarias Social, Saúde e Educação, o Centro tem como objetivo a habilitação e a reabilitação, através de serviços especializados, de crianças adolescentes, jovens e adultos com deficiência, distúrbio de comportamento e/ou de aprendizagem, buscando dar-lhes condições para o exercício pleno de sua cidadania.

Os Centros oferecerão, após triagem multidisciplinar (anamnese e avaliação), os serviços de:

  1. Orientação e apoio ao usuário e sua família;
  2. Orientação e encaminhamento para serviços médicos e clínicos especializados; Orientação e apoio às escolas e professores (as) da Rede de Ensino do DF;
  3. Orientação e capacitação quanto aos Direitos das Pessoas com Deficiência, a Política de Atenção à Pessoa com Deficiência e seu tratamento;
  4. Orientação, assessoria médica e encaminhamento para a aquisição do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  5. Fornecimento de medicamentos aos usuários;
  6. Assessoria Jurídica aos usuários e familiares no tocante aos Direitos da Pessoa com Deficiência;
  7. Curso de Libras e de Capacitação para o Trabalho e geração de Emprego e Renda;
  8. Atendimento Especializado: Avaliações Médicas (Pediatra, Neurologista e Fisiatra);
  9. Terapias Individuais ou em Grupo (Fisioterápicas, Fonoaudiológicas, Psicológicas, Psicopedgógicas);
  10. Oficinas Psicopedagógicas (Sala de Recursos Multifuncionais, Brinquedoteca, Teatro e Musicoterapia);
  11. Fonoaudiologia Clínica;
  12. Fisioterapia e Psicologia Clínica.
  13. Orientação, assessoria jurídica e encaminhamento aos Órgãos de atendimento jurídico.

Os Centros terão como objetivo principal o desenvolvimento e a garantia da cidadania às Pessoas com Deficiência.

Por meio dessa ação intersetorial e, concomitantemente à criação dos Centros, Iolando promoverá parcerias locais para a criação de Políticas Públicas em defesa dos direitos das Pessoas com Deficiências e que corroborem para melhorias constantes dos serviços oferecidos pelos Centros.

Todas as ações dessa política pública serão desenvolvidas em parceria com as secretarias e coordenadorias locais, entidades “de” e “para” pessoas com deficiências.