Sobre o Iolando

IOLANDO ALMEIDA,

nascido em Taguatinga Distrito Federal, casado com a Professora Rutilea Almeida, pai do Paulo Henrique Almeida e Giovana Cristina Almeida, Militar reformado da Força Aérea Brasileira, graduado em Teologia, graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília, Pós-graduado em Educação em Psicanalise, Pós-graduado em Saúde Mental, Psicanalista Clinico.

MAS A HISTÓRIA NEM SEMPRE FOI ASSIM!!!. IOLANDO é filho de pais nordestinos do sertão da Paraíba, vieram para Brasília em 1969, aqui criaram seus seis filhos em uma época de muitas dificuldades. IOLANDO começou sua vida muito cedo, pois aos 12 anos já trabalhava vigiando gado dos fazendeiros da região, trabalhou ainda na roça colhendo verduras e frutas por muitos anos, vendia alumínio e ferro velho que catava nas ruas, e mesmo adolescente com o pouco dinheiro que ganhava, destinava a seus pais para ajudar nas despesas da casa. Aos 16 anos, sua primeira viajem à Brasília foi para pegar jornais velhos nos blocos da Asa Sul e Asa Norte, para serem vendidos na feira de Brazlândia. Além de vender os jornais, com o carrinho de mão do Pai que era pedreiro, fazia fretes levando as frutas e verduras dos clientes em suas casas. IOLANDO já desenvolvia desde a mais tenra idade, o senso de responsabilidade, mesmo não sendo obrigação de uma criança/adolescente, trazia consigo a missão de ajudar.

Aos 18 anos começou a realizar um dos maiores sonhos da sua vida, influenciado pelos seus irmão que já serviam as Forças Armadas, se alistou na Força Aérea Brasileira. Em 1988 começou a servir seu país com muito orgulho, sendo um excelente soldado com bom comportamento. Na FAB foi ajudante de cozinha no rancho dos soldados e praças, foi eleito líder do clube dos soldados do BINFAER-VI, além de trabalhar também na Seção de Investigação Criminal – CIC. Infelizmente, ainda servindo a Força Aérea, um trágico acidente de motocicleta mudou completamente sua vida. IOLANDO ficou internado vários meses entre a vida e a morte! O Acidente lhe causou muitos danos, pois vários ossos do seu corpo foram quebrados lhe causando hemorragia interna, tendões rompidos e uma lesão na medula. Mesmo após diversas cirurgias e muito tempo de Hospital, o acidente resultou em muitas marcas e a perda total dos movimentos do braço direto, ficando assim com uma deficiência permanente. Em 2003 foi reformado (aposentado) pela Força Aérea Brasileira.

UMA HISTÓRIA QUE PRECISA SER CONTADA!!!, IOLANDO precisava ser forte, e vencer a si mesmo, vencer o complexo interior que o atormentava, pois agora era uma pessoa com limitação física, não possuía de modo ativo um de seus braços. Um momento muito duro e difícil para um Jovem. IOLANDO teve todos os motivos para desistir, ficar amargurado com a vida, mas não, fez de sua dor uma alavanca para ajudar ao próximo, a sua experiência o fortificou a trabalhar em prol da necessidade de outras pessoas. Nascia assim um espirito solidário pelas causas dos deficientes. Em seu trabalho incessante, IOLANDO a mais de duas décadas atrás, criou a UNIÃO BRASILEIRA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS – UBRAPOD com objetivo de ajudar as pessoas que como ele tinham alguma deficiência. Nestes mais de 20 anos IOLANDO fez, e vem fazendo, a vida de muitas pessoas com deficiências mudar para melhor. Desenvolvendo este trabalho, IOLANDO montou escritório de assessoria jurídica com advogado, montou consultório de Psicologia, montou consultório dentário, aposentou dezenas de pessoas necessitadas, inseriu trabalhadores no mercado de trabalho, fez diversas parcerias com clínicas e hospitais para atender pessoas com deficiência, incontáveis encaminhamentos ao benefício do Passe Livre local e Interestadual, ações sociais com distribuição de cobertores, projetos de entrega de cadeiras de rodas, direcionamentos para registros de moradias do programa Habitacional do Governo, entre tantas outras atividades.

O trabalho desenvolvido na década de 90 lhe deu o status de um importante líder comunitário na cidade de Brazlândia. O Reconhecimento de seu trabalho e sua importância para a comunidade, lhe fez trabalhar por mais de 10 anos como assessor parlamentar na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Desenvolveu uma carreira sólida e de muito aprendizado em funções administrativas e de gestão, estando na chefia de vários setores da Câmara Legislativa. Aperfeiçoando cada dia mais sua liderança comunitária na busca por melhores condições de vida para todos, criou a Cooperativa Habitacional, onde o trabalho resultou na entrega de mais de quatrocentas moradias. IOLANDO ainda trabalhou como assessor de outras esferas legislativas e governamentais, tais como Senador da Republica, assessor de Governadores, assessor de Vice-governador, e outros. IOLANDO tem mais de 24 anos de vida pública ilibada. IOLANDO É FICHA LIMPA !!!

Com um trabalho tão importante, tão visível a todos, era um caminho natural entrar na vida pública. Em 2006, por muita insistência dos amigos, resolveu se candidatar a deputado distrital, pois entendia que o trabalho poderia ser ampliado com tal função legislativa. Com uma campanha humilde, e com o apoio daqueles que acreditavam no projeto, obteve aproximadamente 4 mil votos. O resultado foi muito positivo, e o despertou a continuar firme e confiante nesta luta pela eleição, pois em algum momento futuro a vitória seria certa.

O trabalho desenvolvido continuou e em 2010, nas eleições seguintes, obteve mais de 7.000 mil votos, quase que o dobro dos votos da eleição passada, ficando como segundo suplente de Deputado. Os trabalhos não pararam, os votos duplicaram e IOLANDO cada dia mais se consolidando como uma grande liderança perto de se tornar um legítimo representante da comunidade.

As eleições realizadas no ano de 2014 só fortaleceram cada vez o que todos querem, IOLANDO como Deputado Distrital !!! Com um crescimento sólido e constante de votos conseguiu mais de 9 mil, continuando como suplente de Deputado Distrital.

O trabalho continua, as frentes de atuação aumentaram e 2018 está aí, com prenúncio de vitória para toda a comunidade.

Em Homenagem pelos trabalhos prestados a todo Distrito Federal, em 2012 IOLANDO se tornou CIDADÃO HONORÁRIO DE BRASÍLIA.